Pages

Powered by Blogger.

Tuesday, June 18, 2013

Manifestação em Los Angeles

                         
 
Aconteceu nesta segunda-feira, em Los Angeles, nos EUA, uma manifestação de apoio aos protestos no Brasil. Cerca de 200 pessoas lotaram a calçada da entrada da Embaixada Brasileira em Beverly Hills.
Ao contrário da polícia no Brasil, a americana apenas assistia de longe. Somente três policiais acompanhavam o protesto. Em momento algum a polícia atrapalhou a manifestação, aliás, eles sequer falaram qualquer coisa.
Tudo aconteceu da maneira mais pacífica possível. As leis locais foram respeitadas e os manifestantes usavam apenas cartazes, bandeiras e a voz. Foi muito bonito de ver. Eu me emocionei bastante no momento em que cantamos o Hino Nacional. Acho que foi a primeira vez que cantei o Hino por um motivo real. Não era Copa do Mundo, Olimpíadas ou comemoração de escola, era de verdade. Senti um orgulho incrível.
 
Muitos estrangeiros perguntam o que está acontecendo no Brasil? Por que o povo está tão revoltado? Eu vou dar a minha versão. Explicar por que EU participei da manifestação.
 
 
 
 
Estamos cansados. Eu estou cansada de muita coisa. Aqui nos EUA, apenas uma parte pequena da população estuda em escola particular. O normal por aqui é a escola pública e todos têm a mesma oportunidade de entrar para a faculdade, tanto pública quanto particular. No Brasil não funciona assim. As escolas públicas não chegam nem perto do padrão aceitável. Lembra da página Diário de Classe no Facebook, onde a estudante Isadora Faber mostra a realidade da sua escola, pois é, revoltante. E assim é o ensino público no Brasil. Sem contar o salário do professor. Eu acho uma vergonha um jogador de futebol ganhar milhões para perder peso enquanto uma professora ganha um pouco mais do que o salário mínimo, que por sinal é “miniminho”. Outra vergonha.
E os hospitais? Super lotados. Falta médico, maca, medicamento, etc. Pacientes esperam por atendimento deitados no chão, alguns são “transferidos” para outros hospitais a pé e por conta própria. Quem não tem plano de saúde no Brasil tem que rezar para não ficar doente.
A violência então... nem se fala. Brasileiro vive com medo. Medo de assalto, de bala perdida. Eu já sofri sequestro relâmpago. Foi o maior trauma da minha vida. Quatro caras entraram no meu carro em São Paulo e rodaram pela cidade comigo até me largarem no meio de uma rua vazia e escura. Nunca senti tanto medo na minha vida.
E o transporte público? Ônibus e metrô insuportavelmente cheios. Trânsito de duas horas para ir a qualquer lugar. Ninguém aguenta mais! Nada é feito para mudar isso. Tem rua esburacada, ponte podre, viaduto caindo.
E a falta de emprego? VIXE ! E o salário que só é bom no congresso. Vergonha!
E o abuso de poder da polícia? Inadmissível!!!
E a pobreza? Um país rico como o Brasil NÃO pode ter a maioria da população na pobreza.
E a corrupção? Isso está no topo da pirâmide. É uma raiva contida e acho que agora o Brasil resolveu gritar. Dar as caras. E calar o povo é quase impossível. Agora já era. Cansamos.
Aí com isso tudo e mais um pouco o governo estufa o peito e diz: Somos o país da próxima Copa do Mundo e das Olimpíadas? De que adianta abrir o Brasil para o mundo se ele mesmo não cuida dos próprios filhos?

Copa pra que? O povo quer respeito, educação de qualidade, salários decentes, transporte público bom, menos trânsito, hospitais capacitados e acima de tudo governantes que se preocupam realmente com o país e não com seus jatinhos comprados com dinheiro público.
 
#changebrasil

0 comments:

Post a Comment