Pages

Powered by Blogger.

Thursday, April 25, 2013

Observações de uma brasileira sobre os EUA


Pegando a onda do francês que escreveu sobre o Brasil, aqui estão as minhas observações sobre os EUA. Lembrando: cada país tem seu jeitinho e cultura e essa é a graça do mundo! <3
 
- Nos EUA não tem fila. Nem em banco, supermercado ou banheiro público. Raríssimas foram as vezes em que esperei em alguma fila. Os únicos lugares que encontrei filas: restaurantes, parques de diversões (essas são filas enormes), no DMV (Detran daqui) e a fila da imigração quando chegamos ao país.
- Nos EUA não tem muito dessa de feriados prolongados. E não tem carnaval, mas existe Spring Break (uma espécie de férias escolares durante a primavera) e um feriado de dois dias durante o Thanksgiving.
-Nos EUA come-se muito com a mão. Demorei um pouco para acostumar, mas depois de um tempo, você dispensa até o guardanapinho que envolve o sanduíche ou salgado. Com garfo ou com a mão, sua mão tem que estar limpa, não é? Então acho que é tranquilo.
-Nos EUA, as pessoas são mais individualistas. Vivem sozinhos e por conta própria, mas ao mesmo tempo, ninguém se mete muito na vida da outra pessoa. Isso eu acho ótimo. Cada um vive da maneira que quer. Veste-se da maneira que gosta. Assim que deve ser.
- Nos EUA, os homens sabem fazer quase todas as tarefas do dia a dia: faxina, lavar roupa, cozinhar e até consertar o botão da camisa.
-Nos EUA também existe pobreza. Muitos acham que não, mas a verdade é que existe sim uma boa parte pobre no país. Segundo pesquisas, cerca de 49 milhões de americanos não têm todas as refeições do dia. A diferença é que a pobreza é isolada. Não é mesclada como no Rio de Janeiro, por exemplo.
-Nos EUA, os casais são bem mais discretos em público do que os países latinos. Dificilmente você verá um casal se agarrando na rua, mas apesar de um pouco mais românticos e devagar do que os latinos, por exemplo, existe sim a pegação, principalmente nas boates.

-Nos EUA a cerveja não é estupidamente gelada. E a idade mínima para comprar bebida e entrar em boates é 21 anos. Para dirigir 16 e para comprar cigarro 18 anos.
-Nos EUA, o futebol feminino é mais forte do que o masculino. Americano gosta mesmo de basebol, golfe, basquete e futebol americano.
-Nos EUA o trânsito também é ruim, mas o transporte público funciona bem. Em NY quase ninguém tem carro. A maioria usa o metrô ou táxi. Se estiver em NY e atrasado para alguma coisa, eu aconselho a usar o metrô. A chance de ficar parado no trânsito é muito grande. Na Califórnia, o trânsito também é muito ruim. O metrô parece não levar a lugar nenhum e o sistema de ônibus é estranho. Você tem que pegar uns três para chegar onde quer, mas são bons. Todos limpos e com ar condicionado. A maioria dos taxistas nos EUA é estrangeira e não tem muita paciência com os passageiros. Não gostam de esperar. Se pedir um taxi, esteja na porta porque se chegarem lá e não encontrar ninguém, normalmente eles vão embora.
- Nos EUA, você encontra gente do mundo tudo. Acho isso o máximo. Você aprende muito sobre outras culturas também. Nas grandes cidades, você encontra essa diversidade principalmente na comida. Tem restaurante típico de diversos países. Os mais comuns atualmente são: chineses, mexicanos, brasileiros, franceses, italianos, tailandeses, japoneses, marroquinos e indianos.
- Nos EUA as pessoas são super pontuais. Existe até uma brincadeira com o termo “Latino Time”. Quando há um latino no grupo, muitas vezes alguém vai perguntar se o encontro será no horário americano ou latino. Latino Time significa atraso. Você combina às 9h, e as pessoas chegam às 10h. Isso é um Latino Time. Nos EUA, se você marca às 9h, as pessoas chegam às 9h.
- Nos EUA, o Super Bowl (já postei sobre isso, leia aqui) é o evento mais importante do ano e sempre tem a maior audiência da TV americana.
- Nos EUA há quatro fusos horários diferentes. O país é muito grande. Para ir do oeste para o leste leva em média 6 horas de avião. Quase o mesmo tempo que leva do Brasil aos EUA. 
-Nos EUA, quase toda comida tem um pouco de pimenta. Comidas apimentadas são muito comuns, por isso, se você não gosta de pimenta, certifique-se de que a comida não tem pimenta alguma ou peça sem. Sempre tem... nem que seja um pouco.
-Nos EUA tem café do mundo todo. É muito comum perguntarem qual tipo de café você quer. Além disso, a dose é quatro vezes a nossa. É um vício forte. Mesmo algumas crianças e adolescentes já são viciados em café. Taí um lugar que tem fila: cafeteria.
-Nos EUA, as praias são bonitas e não são muito cheias. O mar na Califórnia é super gelado, mesmo no verão. Eu nunca consegui entrar.
-Nos EUA, o esporte é muito forte. As crianças são incentivadas desde bem pequenas. Isso é bem sério.. principalmente na High School. Um aluno que é bom em um determinado esporte tem uma chance muito grande de ser convidado por uma faculdade de nome para jogar com bolsa de estudo.
-Nos EUA, quase todos os carros são automáticos. São raríssimos os carros com marcha. A própria prova da autoescola é feita em carro automático.
-Nos EUA a religião está em toda parte. É bem visível no dia a dia. É impressionante o número de locais religiosos - de todos os tipos.
- Nos EUA, as boates e bares terminam seus serviços às duas da manhã. Bebidas não são vendidas após esse horário. É proibido beber na rua. Você não pode comprar uma cerveja no posto e sair de lá bebendo. O policial vai te parar com certeza e você terá que responder na corte, além de pagar uma multa. Você não pode nem carregar a bebida fechada sem algo que a esconda.
- Nos EUA não existe compras parceladas. Agora isso está começando a aparecer, mas apenas para produtos pela internet ou telefone. E lembre-se: Você tem que acrescentar uma taxa aos produtos que comprar. Tudo tem taxa. Então, quando comprar uma blusa de 20 dólares, saiba que não será exatamente esse valor. Antigamente, o estrangeiro podia pegar o valor dessas taxas de volta no fim da viagem. Isso NÃO existe mais.
- Nos EUA, apenas amigos muito íntimos cumprimentam com abraço, um beijo ou dois beijinhos. O normal é o aperto de mão. Independente do sexo.
- Nos EUA, o espanhol já é praticamente a segunda língua. Em Miami, por exemplo, quase não falam inglês. Então, se você não fala inglês, pode se virar no portunhol em alguns lugares.
- Nos EUA as pessoas são muito educadas. Prepare-se para falar e escutar muito Thank you, Please e Excuse me. Assim que deveria ser em todos os lugares...
-Nos EUA, todo mundo gosta de sanduíche e vendem em qualquer lugar. Até restaurante chique tem sanduíches. 
- Nos EUA, ao contrário do que muitos pensam, tem muita gente legal sim. Muita gente com a mente aberta, mas a maioria conhece muito pouco sobre a nossa cultura. As pessoas me enviam muitos e-mail perguntando se americano gosta de brasileiro. Até onde eu sei, sim e muito.
-Nos EUA, existe muita tradição. As pessoas são bastante patriotas e cuidam muito do local onde vivem. As cidades são muito limpas.
- Nos EUA, é comum comer no café da manhã: cereal com leite, panquecas, ovo mexido, bacon e torradas. Tudo sempre acompanhado de café, claro!
- Nos EUA existe uma tradição militar muito grande. É comum ver jovens militares passeando por aí. Eles têm muito orgulho de seu trabalho e país. Levam bem a sério e a população tem muito orgulho deles também.
- Nos EUA, a programação da Tv aberta é inteira de noticiários com seriados, novelas e filmes entre um e outro. A previsão do tempo é certeira.
- Nos EUA, na entrada e saída das escolas sempre tem um carinha com uma placa de “STOP” na mão para parar o trânsito enquanto os estudantes atravessam a rua.
- Nos EUA as contas de água, luz e gás são muito baratas. A maioria dos apartamentos tem aquecimento e ar condicionado. Quando você aluga um apartamento, é comum que a cozinha venha totalmente equipada. Ao alugar, é obrigatório, na maioria das vezes, pagar uma taxa de mudança. Eles chamam de depósito de segurança, que serve para cobrir qualquer dano no apartamento após sua devolução. Se o apartamento estiver em boas condições quando você devolvê-lo, recebe este valor de volta. Alguns lugares pedem uma taxa para animais também.
- Nos EUA, as pessoas saem da casa dos pais assim que acaba a High School. Eles são muito independentes. É comum morar na universidade, mudar de cidade e visitar os pais somente nos feriados e férias.
- Carro é muito mais barato do que no Brasil. Eu diria que é a metade do valor. A maioria das pessoas faz um leasing. Paga entre 200 e 300 dólares por mês para dirigir um carrão e depois do tempo de contrato do leasing tem a opção de mudar de carro (e fazer outro leasing) ou comprá-lo pagando assim o restante do valor.
-Nos EUA, você pode beber água da torneira. Eles até falam que a água que compramos em supermercados também é tirada da torneira. A única diferença é que ela passa por um filtro.
- Nos EUA há gorjeta para TUDO. Nunca ache que o táxi deu $20, você tem que colocar mais uns 15% em cima do valor. O mesmo acontece para praticamente tudo.
 
 

 

0 comments:

Post a Comment