Meus pêsames aos que perderam entes queridos no ataque terrorista em Boston. E espero que os feridos fiquem bem. Para mim, independente do motivo e culpados, isso será sempre um ataque terrorista e é inaceitável.
A primeira explosão ocorreu por volta das 14h45 (horário local), perto do Hotel Fairmount Copley Plaza, um dos pontos mais famosos da prova. Menos de 10 segundos depois, ocorreu a segunda, erguendo esparsas nuvens cinzas sobre o local e dispersando uma atmosfera de pânico e medo. Segundo a rede CNN, as explosões teriam ocorrido duas horas depois de os primeiros colocados da maratona cruzarem a linha de chegada. Uma imensa multidão acompanhava a chegada da prova, na qual havia cerca de 27 mil inscritos.
O caos das ruas diminuía com o trabalho das equipes da polícia e dos bombeiros, mas, até o final do dia, a situação permanecia rodeada de incertezas. Em uma primeira entrevista coletiva concedida, o comissário da Polícia de Boston, Edward Davis, citou um "terceiro incidente" na Biblioteca JFK. Inicialmente acreditava-se se tratar de uma explosão com possível relação com o incidente da maratona, mas Davis posteriormente revisou o dado, dizendo se tratar de um incêndio cuja relação com a maratona havia sido prematuramente sugerida.
As explosões levaram outras cidades dos Estados Unidos a entrar em estado de alerta. A polícia de Nova York também enviou efetivos para os principais monumentos e pontos turísticos, e uma operação similar foi realizada em Washington.
"Recomendamos às pessoas que fiquem em casa e que não vão a lugares onde há multidões. Precisamos estabilizar a situação", afirmou o comissário da Polícia de Boston.
O presidente dos Estados Unidios, Barack Obama, entrou em contato com as autoridades de Boston e do Massachusetts para oferecer apoio logístico federal. Mais tarde, falando da Casa Branca em pronunciamento à nação, Obama concedeu ainda haver perguntas sem respostas sobre o incidente, mas prometeu que os responsáveis serão encontrados e julgados. "Nós vamos esclarecer isso. E nós vamos descobrir quem fez isso. Nós vamos descobrir por que fizeram isso. Os indivíduos responsáveis, os grupos responsáveis sentirão o pleno peso da Justiça", prometeu.
Estavam inscritos 131 brasileiros para disputar a maratona nesta segunda. O jovem etíope Lelisa Desisa foi o vencedor da corrida masculina, com o tempo de 2h10min23s. Entre as mulheres quem venceu foi a experiente queniana Rita Jeptoo, em 2h26min25s.
Fonte: Terra
0 comments:
Post a Comment